Pedra na vesícula

Home / Pedra na vesícula

Pedra na vesícula é um problema caracterizado por pequenas pedra que se formam na vesícula biliar, órgão localizado no lobo inferior direito do fígado onde a bile se concentra e de onde é lançada sob a influência de um hormônio intestinal.
A bile produzida no fígado consiste na mistura de várias substâncias, entre elas o colesterol, responsável por cerca de 75% dos casos de formação de cálculos. Alguns deles se alojam na vesícula biliar e não causam sintomas. Outros ficam presos no duto biliar e bloqueiam o fluxo da bile para o intestino. Essa obstrução provoca a cólica biliar que se caracteriza por dor intensa no lado direito superior do abdome ou nas costas, na região entre as omoplatas.

A crise de cólica persiste enquanto a pedra permanecer no duto. No entanto, muitas podem voltar para a vesícula ou ser empurradas para o intestino. Quando isso ocorre, a crise dolorosa diminui.

SINTOMAS

Alguns casos de pedra na vesícula podem ser assintomáticos ( mais de 60% dos casos), mas outros provocam dor intensa do lado direito superior do abdômen que se irradia para a parte de cima da caixa torácica ou para as costelas. A dor normalmente aparece meia hora após uma refeição, atinge um pico de intensidade e diminui depois. Pode vir ou não acompanhada de febre, náuseas e vômitos.

CAUSAS

Muitos fatores podem alterar a composição da bile e acionar o gatilho de formação de pedra na vesícula. Alguns fatores que aumentam o risco são:

• Dieta rica em gorduras e carboidratos e pobre em fibras;
• Vida sedentária que eleva o LDL (mau colesterol) e diminui o HDL (bom colesterol);
• Diabetes;
• Obesidade;
• Hipertensão (pressão alta);
• Fumo;
• Uso prolongado de anticoncepcionais;
• Elevação do nível de estrogênio o que explica a incidência maior de cálculos biliares nas mulheres;
• Predisposição genética.

TRATAMENTO

A cirurgia por laparoscopia ou robótica, com possibilidade de alta hospitalar no mesmo dia da cirurgia, é a conduta mais indicada.

Nesta cirurgia é feita a remoção da vesícula, mas isso não traz problemas para o paciente, porque a bile continuará sendo liberada, do fígado diretamente para o intestino. Os tratamentos dos cálculos nos ductos podem levar a necessidade de abordagem dos cálculos biliares por endoscopia ou por cirurgia, dependendo de cada caso. O único cuidado no pós-cirúrgico é evitar a ingestão excessiva de alimentos gordurosos para não ocorrer diarreia.

ADVERTÊNCIA PARA POSSÍVEIS CASOS DE PEDRA NA VESÍCULA

Sempre consulte um médico na suspeita de pedra na vesícula ou mesmo se foi um achado incidental em um exame realizado por outro motivo, mas que encontrou o cálculo, mesmo o paciente sendo assintomático. Consulte um médico se os sintomas dolorosos de pedra na vesícula se manifestarem e, especialmente um pronto socorro, se forem seguidos de febre, náuseas e vômitos.