Doença Do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

Home / Doença Do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)

O que é A Doença Do Refluxo Gastroesofágico (DRGE)?

Conhecida popularmente como refluxo, a doença do refluxo ocorre quando o conteúdo do estômago (geralmente ácido) volta para o esôfago, ao invés de seguir seu fluxo normal da digestão, causando irritação esofágica e em alguns casos levando à problemas na faringe, laringe ou respiratórios.

Por que é importante pensar e investigar a DRGE?

Além de acometer uma parcela significativa da população a drge tem um impacto significativo na qualidade de vida.

Além do impacto na qualidade de vida a drge pode estar relacionada com o desenvolvimento de outras condições patológicas crônicas e até com aumento da chance de câncer esofágico.

Quais os sintomas na doença do refluxo (DRGE)?

• Azia
• Dor no peito
• Regurgitação
• Tosse seca
• Rouquidão
• Dor de garganta
• Náusea após refeições
• Afta
• Pigarro
• Sinusite
• Otite
• Sensação de "bolo na garganta"
• Erosão dentária.

Uma pessoa com drge pode ter a sensação de que o alimento pode ter ficado preso na garganta. os sintomas podem ser piores à noite e podem ser aliviados com antiácidos.

Tratamentos:

Os tratamentos dependem de um diagnóstico adequado e principalmente dos fatores causais e ou associados ao refluxo.
Podem ser desde uso de medicações (Omeprazol e derivados) até tratamentos endoscópicos (Stretta) ou cirúrgicos (laparoscopia, cirurgia robótica, endostim).

Aqui na Vitali dispomos de todos métodos para um diagnóstico adequado, passando pela endoscopia e chegando nos exames mais avançados para o diagnóstico e manejo do refluxo como a manometria de alta resolução e a impedâncio ph-metria.

Cerca de 18% da população sofre com DRGE e diagnósticos equivocados ou mal conduzidos causam um impacto negativo tremendo na qualidade de vida.

Além dos métodos diagnósticos, toda nossa equipe cirúrgica está habilitada em todos os métodos terapêuticos, seja o manejo medicamentoso de última linha ou os tratamentos mais modernos como o endoscópico “Stretta” que utiliza radiofrequência, a implantação de “marca passo” para o refluxo (Endostim) ou cirurgias minimamente invasivas (laparoscopia e robótica).