Manometria Esofágica de Alta Resolução

Home / Manometria Esofágica de Alta Resolução

A situação mais comum é para avaliar a causa de refluxo de ácido do estômago para o esôfago (Doença do Refluxo Gastroesofágicoou DRGE). Os sintomas da DRGE incluem azia e regurgitação. A segunda situação mais comum é determinar a causa dos problemas com a ingestão de alimentos ou líquidos que possam ficar presos na altura do peito depois de os engolir. A terceira é para avaliar pacientes com dor torácica, comumente associada à dor no coração, mas que podem ser provenientes do esôfago. Finalmente, o teste pode ser necessário para se determinar a posição mais adequada para a sonda de pHmetria esofágica.

Como é usada a manometria esofágica:

A manometria esofágica pode diagnosticar várias condições esofágicas que podem dificultar a passagem da comida depois de engolida. Por exemplo, a “acalasia” é uma condição na qual o músculo do esfíncter inferior do esôfago não relaxa após a deglutição, impedindo que o alimento ingerido não chegue ao estômago. Como resultado, a comida fica presa dentro do esôfago. A função anormal do músculo do corpo do esôfago também pode dificultar a descida do conteúdo ingerido. Por exemplo, pode haver falha em desenvolver a onda de contração muscular para ajudar a impulsionar o alimento para o estômago (como pode ocorrer em pacientes com esclerodermia ou hérnia de hiato). O funcionamento anormal da musculatura esofágica também pode causar episódios de dor no peito que pode imitar a dor no coração (angina). Essa dor pode ocorrer se o músculo esofágico se contrai inconstantemente ou tem contrações muito fortes. Em ambos os casos, a manometria esofágica pode identificar a anormalidade muscular e orientar seu tratamento.

A manometria esofágica é também utilizada para avaliar pacientes que podem ter a doença do refluxo gastroesofágico (DRGE). Geralmente identifica fraquezas no esfíncter esofágico inferior – o músculo que impede que o ácido do estômago retorne para o esôfago.

Atuo na área de motilidade desde 2009, sempre participando de congressos e cursos de atualização para trazer o que existe de mais atual e moderno no estudo dos distúrbios motores do esôfago. E agora contamos com o equipamento de Manometria de Alta Resolução, inovação que traz uma série de benefícios na avaliação do esôfago e mais conforto para o paciente, sendo muito superior a manometria convencional.

Abaixo alguns dos benefícios e indicações da manometria esofágica de alta resolução:

• Padrão ouro na disfagia e dor torácica
• Melhor acurácia da avaliação motora do esôfago
• Menor tempo para avaliação da função esofágica
• Avaliação mais intuitiva
• 3,4x menos discordantes entre experts
• Avalia JEG (JUNÇÃO ESOFAGOGÁSTRICA) como um todo, não apenas relaxamento do EEI (esfíncter inferior do esôfago)
Reduz tempo de exame e desconforto do paciente.

Domingues GRS et al –FBG, 2016.

CarlsonDA et al –AmJ Gastroenterol, 2015.

Avaliação seguindo os parâmetros da Classificação de Chicago V3.0 (Acalasia, Obstrução ao Fluxo da Jeg, Espasmo Esofagiano, Esofago em Britadeira-Jackhammer, Falência Peristaltica, Motilidade Esofagiana Ineficaz, Peristalse Fragmentada...).