Impedâncio Phmetria

Home / Impedâncio Phmetria

A doença de refluxo gastroesofágico (DRGE) se desenvolve quando o conteúdo gástrico retorna para o esôfago acarretando sintomas e / ou complicações. Trata-se do distúrbio digestivo superior crônico mais comum encontrado pelo gastroenterologista.

Hoje, o monitoramento do pH intraesofágico é o padrão ouro para detecção do refluxo gastroesofágico. No entanto, estudos recentes mostraram que a avaliação do refluxo apenas com base em critérios de pH tem várias limitações. Na verdade, concluiu-se que o pH abaixo de 4 também pode ser devido a deglutições ácidas, o que pode causar uma superestimação da exposição esofágica ao conteúdo gástrico.

Associando-se a impedanciometria com a pHmetria (impedâncio-pHmetria esofágica), pode-se avaliar se ocorre refluxo (movimento retrógrado do material refluído), caracterizar sua natureza física (líquido, gasoso ou misto) e química (ácido ou não ácido). A impedâncio-pHmetria esofágica tem sido apontada como a grande evolução na monitoração do refluxo gastroesofágico.

Novos parâmetros de impedância estão se mostrando mais eficazes ainda no diagnóstico da DRGE. No caso da doença do refluxo não-erosiva (DRNE), o índice de Impedância Basal Noturna Média (MNBI) apresentou maior sensibilidade e melhor precisão diagnóstica em comparação com tempo de exposição ácida.

Abaixo algumas das vantagens e indicações da impedancio ph-metria:

• Refluxos ácidos e não ácidos.
• Avalia Sintomas persistentes apesar da terapia com IBP, devido à baixa adesão ou efeito supressor parcial do ácido (refratários).
• Avalia Sobreposição de doenças funcionais (pirose funcional, disfagia não-obstrutiva) e hipersensibilidade ao refluxo.
• DRGE não comprovada: sem evidência conclusiva prévia de refluxo.
• Sintomas típicos (pirose e regurgitação) não responsivos ao uso empírico de IBP.
• Sintomas atípicos (dor torácica, tosse crônica, sintomas laríngeos) para confirmar ou excluir DRGE.
• Documentação de DRGE antes do manejo invasivo do refluxo.
• Diagnóstico de pirose funcional e hipersensibilidade ao refluxo.

Diagnóstico de eructação supragástrico e síndrome da ruminação (em conjunto com a manometria).