Cirurgia para Refluxo

Home / Cirurgia para Refluxo

Como é feita a cirurgia

A cirurgia para refluxo normalmente serve para corrigir a hérnia de hiato, que é a principal causa de surgimento do refluxo esofágico e, por isso, o médico precisa fazer pequenos cortes na região entre o estômago e o esôfago para fazer a correção da hérnia.

Normalmente, a técnica utilizada é a laparoscopia com anestesia geral, na qual são inseridos tubos finos através de pequenos cortes na pele. O médico consegue observar o interior do corpo e fazer a cirurgia através de uma câmera colocada na ponta de um dos tubos.

Quando é indicado fazer a cirurgia

A cirurgia para refluxo está indicada quando o tratamento com remédios e dieta não traz resultados, mas também pode depender do tempo em que o paciente apresenta refluxo, da intensidade e da frequência dos sintomas, e da vontade de o paciente ser operado para resolver o problema.

Como é a recuperação

A recuperação da cirurgia para refluxo é rápida, com pouca dor e poucos riscos de infecção, e em geral o paciente recebe alta 1 dia após a cirurgia e pode voltar ao trabalho após 1 ou 2 semanas.

No entanto, para uma recuperação mais rápida, recomenda-se:

• Evitar dirigir por pelo menos 10 dias;
• Evitar ter contato íntimo nas 2 primeiras semanas;
• Não levantar pesos e retomar os exercícios físicos apenas após 1 mês ou depois da liberação do médico;
• Fazer pequenas caminhadas em casa ao longo dia, evitando ficar sentado ou deitado por muito tempo.

Além disso, é recomendado voltar no hospital ou ir no posto de saúde para tratar as feridas da cirurgia. Nos primeiros 2 dias é importante tomar banho apenas com uma esponja para evitar molhar os curativos, pois aumenta o risco de infecção.

Durante a recuperação, o médico também pode recomendar o uso de antibióticos, anti-inflamatórios ou analgésicos, para reduzir o desconforto.

Fonte: Portal Tua Saúde